Ementa curso Gestão Estratégica da Manutenção, Produção e Negócios

Relacionamento Interpessoal e Comunicação

Autogerenciamento – Aquisição do conhecimento no nível lógico – Aquisição de conhecimento no nível simbólico – A inteligência emocional – Motivação interna e externa – Liderança – Inteligência interpessoal: capacidade de lidar com o outro e com o grupo – Trabalho em equipe: gerenciamento do grupo – Inteligência interpessoal: capacidade de ter autoconhecimento – Vivências.

Gestão de Pessoas


• Diferenciando grupo de equipes:
Abordagem focada na responsabilidade do líder em motivar as pessoas do grupo de trabalho a se comprometerem com os resultados desse grupo.
• Democratizando resultados:
Uma vez formada uma “equipe”, é possível que ela mesma seja capaz não só de alcançar resultados relevantes mas principalmente determinar quais são esses resultados que ela quer alcançar.
• Identificando Talentos:
Visa evidenciar a necessidade de se colocar as pessoas certas nos lugares certos e com isso maximizar resultados.
• Autoconhecimento:
Fundamental que cada um identifique seus pontos fortes e fracos para a partir dessa identificação potencializar capacidades de minimizar fraquezas.

Liderança e Formação de Equipes de Alta Performance

Líderes eficazes partilham responsabilidade.

Focalização nos objetivos; Orientação para ação.

Autoconfiança; Habilidade no relacionamento humano

Criatividade e inovação; Flexibilidade; Tomada de decisão; Padrões de desempenho; Visão do futuro

A eficácia de um líder consiste em:

Constituir a sua própria equipe; Treinar e desenvolver continuamente as pessoas; Analisar e planejar o trabalho sintonizando-o com as capacidades individuais; Traçar e rever os objetivos a serem alcançados, conduzindo os esforços de modo a obter ações eficientes e produtivas; Motivas as pessoas e equipes de trabalho; Monitorar e avaliar o desempenho - fornecer feedback; Recompensar para assegurar reforço positivo do desempenho.

Características Essenciais em Liderança:

Visão;Autoconhecimento;Planejamento;Delegação;

Comunicação;Flexibilidade;Comprometimento; Ética;

Relacionamento.

Metodologia Científica

O Conhecimento científico
Documentação científica
- Elaboração de um projeto
- Partes de um projeto científico
- Introdução
- Revisão bibliográficas
- Definições metodológicos
- Referências bibliográficas
- Cronograma
- Anexos
Elaboração de uma monografia
- Apresentação
- Análise dos dados
- Conclusão

Empreendedorismo

OBJETIVO GERAL

Apresentar a fundamentação teórica do campo de estudos do Empreendedorismo e discutir sua importância econômica analisando o processo de empreender a partir de variáveis como inovação, redes e políticas públicas de apoio na condição brasileira.

EMENTA

Os sistemas de atividades do gerente e do empreendedor; Empreendedor x Gerente e o Intra-empreendedor (ou Empreendedor Corporativo); O papel econômico dos novos negócios; Inovação e o processo de empreender. Vínculos sociais e empreendedorismo. Fatores restritivos e propulsores ao empreendedorismo. Infraestrutura de apoio ao empreendedorismo.

Gestão de Projetos


Introdução ao projeto – O crescimento da gestão de projetos– Definições de sucesso, maturidade e excelência – As forças motrizes da maturidade – Metodologias de gestão de projetos – Planejamento estratégico para a excelência em gestão de projetos – O gerente e sua equipe.

Qualidade e Gestão de Ativos


Os pilares da qualidade total/Produtividade/Dimensores da qualidade – Controle de processo/Itens de controle/Ciclo PDCA – Melhoramento contínuo/As sete perguntas capitais da 2T – Desdobramento de itens de controle em itens de verificação – Falhas humanas e em equipamentos – Seleção de ferramentas de manutenção (proativas/corcetivas) – Custo de ciclo de vida – Gestão de ativos.

Gestão dos Recursos Ambientais

EVOLUÇÃO DA SEGURANÇA E CONTROLE DE PERDAS

PERIGO E RISCO

ANÁLISE DE RISCOS (QUALITATIVA E QUANTITATIVA)

PROGRAMAS DE GESTÃO DE RISCOS E SEUS PRINCIPAIS  

ELEMENTOS

PLANO DE EMERGENCIA

TÉCNICAS DE ANÁLISE DE RISCOS

Gerenciamento dos Riscos de Acidentes Empresariais

Demonstrar como acidentes nas organizações costumam causar grandes prejuízos financeiros determinado por paralisações parciais ou totais do processo.  Elementos preventivos de gerenciamento dos riscos de acidentes empresariais podem reduzir sensivelmente essas possibilidades.

Administração, Planejamento e Gestão de Manutenção


• Gestão Estratégica da Manutenção – Gerência, Indicadores;
• Tipos de Manutenção – Caracterização, Aplicação, Custos;
• Benchmarting na Manutenção;
• Exemplos de Benchmarting – Indicadores nacionais e internacionais;
• Avaliação e Diagnóstico da Manutenção – Pontos Fortes e Pontos a Melhorar Detectados nas Empresas Nacionais;
• Exercício de Gestão da Empresa.

Técnicas Proativas de Manutenção

Alinhamento

Balanceamento

Eficiência na Coleta e Análise de Dados

Fundamentos RBM

Gerenciamento

Monitoramento Vibração

Motores

ODS

Termometria

Ultrassom

Planejamento E Programação De Paradas na Manutenção

Gestão de Projetos

A Função Manutenção

Paradas Programadas

Grandes Paradas

Melhores Práticas

Sistemas Especialistas


Introdução aos Sistemas Especialistas. Principais tipos de Sistemas Especialistas aplicados à manutenção. Fundamentação teórica necessária para a construção de um Sistema Especialista a partir da Shell Expert SINTA.
Apresentação do SE_MIT (Sistema Especialista para Diagnóstico de Falhas em Motores de Indução Trifásicos). Através do SE_MIT é possível interpretar os espectros coletados através de técnicas preditivas (análise de vibração, análise de corrente e análise de fluxo magnético).

Confiabilidade Aplicada à Manutenção


Estatística básica – Confiabilidade – Mantenabilidade – Distribuição de weibull – Distribuição normal – Melhoramento da confiabilidade.

Análise de Falhas

 

Exemplos de falhas em sistemas industriais, objetivos da análise de falha, tratamento e classificação de falhas históricas, tratamento e classificação de falhas pontenciais.
Análise de modos de falha e seus efeitos (FMEA).
. Tipos de FMEA, montagem de FMEA, índices de risco, visão pró-ativa do FMEA.
Análise de árvore de falha (FTA).
. Simbologia de eventos e elementos lógicos.
. Exemplo de um FTA.
. Análise quantativa do FTA.
. Comparação FMEA e FTA.

Objetivo: Apresentar os fundamentos das técnicas de Manufatura Enxuta, que visam a otimização do sistema produtivo através do aprimoramento dos fluxos de processo e a melhoria de performance operacional do conjunto Homem-Máquina. Mostrar a evolução dos sistemas de produção e a  forma prática de implementar um programa de Manufatura Enxuta, bem sucedido e consistente.

1. O evolução dos sistemas de produção

         Características da produção mecanizada, Administração Científica do Trabalho, Linhas de Produção, Produção por seções de serviço e MRP, Produção JIT, Manufatura Enxuta (Lean Manufacture);

2. Os princípios da Manufatura Enxuta

         Origem da Manufatura Produtiva Total, visão de valor do ponto de vista do cliente, identificação dos fluxos de valor, programação de produção através do princípio ‘’puxar’’, implementação de melhoria contínua, perdas nos sistemas produtivos;

4. Caracterização das perdas nos equipamentos

         Disponibilidade e Confiabilidade de sistemas, definição de perdas crônicas e esporádicas, as 6 grandes perdas dos equipamentos - exemplos práticos, como quantificar as perdas dos equipamentos;

5. Definições de rendimento operacional

         Definição do rendimento global do sistema produtivo, índice de disponibilidade de máquina, índice de eficiência operacional e índice de produtos aprovados, exemplos práticos;

6. Como implantar a Manufatura Enxuta

         Os elementos básicos de um programa de implantação de Manufatura Enxuta,  organização da equipe de implantação dentro da empresa, seleção de áreas piloto;

7. Fluxos de Material e de Informação no contexto da Manufatura Enxuta

         Caracterização das variáveis do processo de produção. Conceito de VSM (Value Stream Mapping), vantagens e desvantagens do VSM, definição do ciclo ideal de produção, implementação de Kaizen para otimização dos fluxos, fluxos de informação e KANBAN;

8.  Produtividade e Valor Agregado

         O conceito de produtividade no contexto da qualidade total, visão de valor agregado em processos e produtos, lucro contável e lucro econômico, visão do Custo de Ciclo de Vida de Sistemas;

Auditorias de Manutenção

OBJETIVO

Preparar os participantes para planejar, conduzir, executar auditorias ou diagnósticos de manutenção, bem como, verificar a eficácia das ações tomadas visando otimizar os resultados da manutenção. Apresentar metodologias pára elaboração de planos de ação, apresentação dos resultados das auditorias através da comparação de dados objetivos da manutenção com as melhores práticas mundiais.

Diagnóstico da Manutenção: Uma nova abordagem

Aspectos chave de uma Auditoria de Manutenção: Foco em Método

Planejamento de Auditoria ou Diagnóstico de Manutenção

Condução de Auditoria ou Diagnóstico nas Áreas Chaves de Manutenção

Apresentação dos Resultados

Apresentação e discussão dos casos reais

Terceirização


Gestão estratégica da manutenção – Benchmarking e Benchmarks – Conceitos básicos da terceirização – Questões legais, qualidade, segurança e custo – Vantagens e desvantagens da terceirização – Modalidades de contratação: mão-de-obra; serviços; resultados – Contrato por resultados: modelo Regap.

Sistemas Produtivos I

-Programação-

-As funções de uma organização

- o modelo de transformação

-Consumidores e fornecedores- internos e externos

-Imputs para o processo de transformação

-Otputs do processo de transformação

-Tipos de sistemas de produção

-Tipos de operação de produção

Sistemas Produtivos II

Abordagem Enxuta

-Fordismo, Toyotismo e Volvismo

-Produção Flexível em massa

-Pós-fordismo.Reestrturação Produtiva

-Caso JIT no hospital

-Caso Ohno-san vai ao supermecado

Gestão de Custos de Produção

1. Sistemas de custeio

Custeamento por absorção; Custeamento Marginal; Exercícios

2.Departamentalização dos custos indiretos

Departamentos versus centros de custos; Apropriação dos custos indiretos por departamento; Transferência dos custos dos departamentos de serviços para a produção; Apropriação dos custos dos departamentos de produção para os produtos acabados; Exercícios

3. Custos para a tomada de decisão e controle

Análise do ponto de equilíbrio; Decisões de comprar ou produzir; Decisão em aceitar uma encomenda

Engenharia de Produto

1.Introdução à Engenharia do Produto:

Produto; Projeto; Geração do conceito.

2.Projeto de Produto:

Inovação; Ciclo de vida do produto; Análise de mercado; Engenharia reversa.

3.Propriedade Industrial:

Marcas; Patentes.

4.Engenharia de Valor:

Análise do valor; Mapa Preço-Valor.

5.QFD - Desdobramento da Função Qualidade:

Benefícios; A cada da qualidade; Aplicações.

6.FMEA – Análise dos Modos de Falha e seus Efeitos

Importância; Etapas; Aplicação.

7.Ergonomia e Produto

8.Prototipagem e Projeto Final:

Formas de representação; Engenharia Simultânea

Gestão de Custos de Produção

1. Sistemas de custeio

Custeamento por absorção; Custeamento Marginal; Exercícios

2.Departamentalização dos custos indiretos

Departamentos versus centros de custos; Apropriação dos custos indiretos por departamento; Transferência dos custos dos departamentos de serviços para a produção; Apropriação dos custos dos departamentos de produção para os produtos acabados; Exercícios

3. Custos para a tomada de decisão e controle

Análise do ponto de equilíbrio; Decisões de comprar ou produzir; Decisão em aceitar uma encomenda

Logística Empresarial

Logística Empresarial. Estratégia Logística e Planejamento: estratégias de transporte, localização da Instalação, estocagem e manuseio. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management - SCM). Principais erros da SCM. Parcerias e Integração de processos na Supply Chain - SC. Reestruturação e consolidação da SC. Desenvolvimento de Fornecedores e as práticas comuns. Logística na SC.

Objetivos:

Instruir os participantes a uma correta interpretação da situação econômica e financeira de suas organizações, a compreender o processo da análise financeira e saber avaliar previamente o impacto das suas decisões nos resultados da empresa.

 

Conteúdo:

1 - Compreendendo as Demonstrações Financeiras

- Introdução: A importância da contabilidade em uma empresa, a relevância das demonstrações financeiras exigidas pela lei das S.A.s e o significado dos princípios contábeis.

- Balanço Patrimonial: mostrar como um balanço é elaborado e permitir ao participante entender onde os recursos da empresa foram empregados (Ativo) e como foram obtidos (Passivo).

- Demonstração de Resultado do Exercício: entender como o lucro da empresa é gerado e qual a diferença entre custo e despesa.

- Demonstrativo de Fluxo de Caixa: mostrar como o caixa da empresa se movimenta durante um determinado período.

- Análise das Demonstrações Financeiras: mostrar ao participante as ferramentas utilizadas na análise das demonstrações financeiras, capacitando-o a interpretar as condições financeiras de uma empresa e a eficiência de suas atividades.

- Aspectos Tributários: propiciar um entendimento de como os impostos diretos e indiretos afetam as demonstrações financeiras, bem como as formas de cálculo desses impostos.

Matemática Financeira

Valor do dinheiro no tempo. Valor presente e valor futuro. Conceito de Juros Simples e Juros Compostos. Taxas de desconto e rentabilidade. Valor presente líquido (VPL) e taxa interna de retorno (TIR). Valor e custo. Problemas da TIR. Equivalência de taxas de juros. Períodos de Capitalização. Taxas Anuais, mensais e diárias. Equivalência de fluxos de caixa. Sistemas de amortização.

Economia para Executivos I e II

 Introdução à economia para executivos; o lado real da economia e o reflexo no mundo empresarial:Microeconomia e Macroeconomia; O Lado Monetário da Economia: Moeda. Bancos e Política Monetária; Política Monetária e reflexo nos investimentos das organizações; Desemprego e Inflação; O setor externo: Importação, Exportação, Câmbio e o Balanço de Pagamentos.

PARTE I:

INTRODUÇÃO À ECONOMIA PARA EXECUTIVOS; CONCEITOS RELEVANTES DE ECONOMIA; O FUNCIONAMENTO DA ECONOMIA NO SISTEMA CAPITALISTA; A CRISE DE 1929

 PARTE II: O LADO REAL DA ECONOMIA

DEFINIÇÃO E OBJETO DA ECONOMIA; A DEMANDA, A OFERTA E O EQUILÍBRIO DE MERCADO; A demanda; A oferta; O equilíbrio entre demanda e oferta; ELASTICIDADE; Elasticidade da demanda; Elasticidade-cruzada da demanda; Elasticidade da Oferta; AS ESTRUTURAS DE MERCADO; Concorrência Perfeita; Monopólio; Oligopólio; Concorrência Monopolística

  PARTE III        O LADO REAL DA ECONOMIA – MACROECONOMIA Funcionamento do sistema econômico; ECONOMIA COM DOIS AGENTES; ECONOMIA COM TRÊS AGENTES; O fluxo econômico em uma economia com três agentes; Identidades Contábeis em uma economia com três agentes; A teoria keynesiana; ECONOMIA COM QUATRO AGENTES; O fluxo econômico em uma economia com quatro agentes; Identidades contábeis em uma economia aberta

  PARTE IV       O LADO MONETÁRIO DA ECONOMIA

OS ATIVOS FINANCEIROS; A ORIGEM E A EVOLUÇÃO DA MOEDA; AS FUNÇÕES DA MOEDA; OS MEIOS DE PAGAMENTOS E A OFERTA DE MOEDA; MECANISMOS DE CONTROLE MONETÁRIO

  PARTE V         O DESEMPREGO E A INFLAÇÃO

 A QUESTÃO DO DESEMPREGO; A composição da população de um país; A taxa de desemprego; Os tipos de desemprego; Desemprego friccional ou natural; Desemprego cíclico ou conjuntural; Desemprego tecnológico ou estrutural; Desemprego sazonal; Desemprego forçado ou subemprego; A QUESTÃO DA INFLAÇÃO; O conceito de inflação; As causas da inflação; A inflação de demanda; Inflação de custos; A RELAÇÃO ENTRE O DESEMPREGO E A INFLAÇÃO: A CURVA DE PHILLIPS

  PARTE VI  O SETOR EXTERNO

  1  O BALANÇO DE PAGAMENTOS

Estrutura geral do Balanço de Pagamentos; O MERCADO DE DIVISAS E A TAXA DE CÂMBIO; O conceito de taxa de câmbio; O mercado de divisas; A oferta de divisas; A demanda de divisas; O equilíbrio no mercado de divisas; As taxas de câmbio fixas e as taxas de câmbio flutuantes; O regime de taxas de câmbio flutuantes; O regime de taxas de câmbio fixas; Vantagens e desvantagens de cada regime cambial; As desvalorizações cambiais e a inflação

Projeto Estratégico Empresarial

O que é um projeto estratégico.

Análises ambientais com ênfase na base de recursos.

O que é RESOURCE-BASED VIEW – RBV

Definição de estratégias e formulação do Projeto

Montagem da base de recursos e perspectivas financiamentos

Gestão e Monitoramento do Projeto

Avaliação do Projeto Estratégico

Finanças Corporativas

OBJETIVOS

Apresentar aos alunos os conceitos e técnicas fundamentais de Finanças Corporativas necessários para a compreensão do ambiente atual do mercado de capitais brasileiro e da moderna Administração Financeira das Organizações.

Visão panorâmica das finanças empresariais: O papel e as funções do administrador financeiro;

II. Mercados de Capitais Eficientes e as Características atuais do Mercado de Capitais Brasileiro;

III. Fontes de financiamento a curto e longo prazos;

IV. O binômio risco-retorno;

V. O Beta e o Modelo de Precificação de Ativos de Capital (CAPM);

VI. Custo do Capital próprio, do Capital de terceiros.

VII. Custo médio Ponderado de Capital (CMPC), estrutura de capital e criação de valor para o acionista;

VIII. Ações e Dividendos: Avaliação de ações. Fusões e Aquisições

Orçamento Empresarial

Conceito de orçamento. Finalidade do Orçamento. Mecanismos orçamentários. Implantação do sistema orçamentários. Eleboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de vendas, produção operacional, despesas operacionais. Consolidação do orçamento: balanço projetado, resultado projetado, fluxo-de-caixa projetado.

Fundamentos de Administração

OBJETIVO

Ao final da disciplina, o aluno será capaz de: definir e diferenciar os principais processos administrativos; Identificar os elementos constitutivos de cada um dos processos; compreender as relações entre eles; identificar a aplicação e operacionalização dos processos no cotidiano das organizações; conhecer os fatos históricos, os autores e obras precursoras da Administração.

EMENTA

: A disciplina inicia o aluno na complexidade do universo organizacional pelas conceituações e referências à prática dos elementos da ação administrativa, qual seja: Planejamento. Liderança, Organização, Controle, Objetivos, Tomada de Decisão, Políticas e Motivação. Além disso, a disciplina se ocupa com o significado, campo de aplicação e funções da administração, através, tanto do estudo da prática administrativa moderna como dos precursores da Administração.